domingo, 9 de agosto de 2015

Cabelos ruivos com Henna

Imagem: Lass - Suicide Girls
Você já ouviu falar de usar a Henna para ficar ruiva? Se não, eu explico. A Henna é uma plantinha (Lawsonia inermis) com coloração cobre que é muito usada para pintar os cabelos de cobres por muita gente (inclusive eu pintei de Henna na última coloração) e tem propriedades nutritivas.
É um produto completamente natural que você mesmo tem que preparar. E sua vantagem é que os cabelos pintados com Henna não sofrem desbotamento.
Muitas usuárias da planta testemunham que amam os resultados e que os cabelos ficam super hidratados.

1. Simone Simons| 2. Jessica Hamby| 3. Simone Simons
Porém a Henna não é um produtos que é rápido de preparar. Você precisar usar um componente de base ácida (como limão, vinagre...) para que a planta solte melhor sua coloração e deixar descansando por algumas horas a mistura (umas 12 horas), para só assim usar. O bom é que se a mistura sobrar depois de você completar a aplicação, ela pode ser guardada no frizer para uso futuro. 
A planta como já citado acima é que pigmentação cobre, mas você também pode dar uma personalizada na cor colocando um pouco de açafrão para tons mais dourados e colorau para tons mais vermelho.

Porém há marcas como a Surya Henna, que tem outros tons na sua paleta de cores além da Henna cobre. Sim, há. Porém eles fazem misturas com outras plantas que tem base de coloração além da Henna. Ou seja, da marca Surya, apenas o tom "cobre" é a henna pura, os outros tons tem uma porcentagem de outras plantas misturadas para assim mudar os tons (falando do produto em pó que é natural).
Ex:
A Surya em pó de coloração tom castanho claro tem em sua composição; Lawsonia inermis (Henna), Indigofera tinctoria e Cassia italica. (Pó das folhas). 
Ou seja, reforçando, a Henna pura é cobre. Se o produto lhe prometer qualquer outro tom, vá checar a composição do produto.
E como é uma planta que apenas libera sua pigmentação colorindo (seja lá onde você for passá-la), ela NÃO CLAREIA, só colore. Então se a base do seu cabelo for escura (a baixo de loiro) ela não ficará um cobre claro, só dará um reflexo acobreado mas não será clareado seu cabelo. Então nesse caso você terá que clarear o cabelo com tinta ou descolorante mesmo, e só depois aplicar a Henna. Mas se você já for um privilegiado dos cabelos loiro, vai com fé que pega! No meu caso eu tive que clarear antes :(
E como isso também é acumulativa. Como assim? Significa que cada vez que você passar ela na cabeça (em cima de onde já tiver Henna) ela vai sobrepondo o tom novo com o tom que já tinha, e somará cor e pigmento. Ou seja, somando cobre com mais cobre... vai dar em um cobre mais intenso e fechado... Então se você busca algo mais clarinho, tente não sobrepor os tons toda vez que for retocar. 

1. Imagen encontrada no Pinterest| 2. Simone Simons
E a Henna também não sai do cabelo além de não desbotar. Só festa né?! Mais ou menos, pois se você for uma pessoa que ama está sempre mudando de cor de cabelo, não indico que use a Henna pois depois para você tirar o pigmento vai ser uma dor de cabeça.

E tem um detalhe importante (bom pelo menos para alguns) de se dizer; a Henna tem um cheiro horrível! Já vi comentários de gente que não se incomodou, porém ainda sim é horrível! hehe 


Henna x Henê (Rená)
Primeiramente que fique claro que Henna (Lawsonia inermis) NÃO é a mesma coisa que o produto Hennê (e que em algumas embalagens diz Rená). São produtos completamente diferente e com composições e resultados bem distintos.

A henna - a planta - é um produto completamente natural e qualquer um pode usar, e o Hennê é uma bomba de químicos puro que tem muitas contra indicações e muitos até contém chumbo. 

Sim, já usei os dois tipos de produtos e sei quais são seus riscos...

Mas como saber se o produto que diz "Rená" na embalagem é Hennê ou a Henna? Simples, primeiro de tudo a Henna não alisa cabelo nenhum e o Hennê sim! E a Henna (natural) é de coloração cobre por natureza e não preta como a Hennê. Sem contar que a Henna normalmente vem em pó (a folha moída) para o consumidor preparar de acordo com os fins desejados (seja ele para o cabelo ou tatuagens temporárias). Então, preste atenção nisso. Pois são coisas completamente diferente e com resultados diferente.

Como Usar
Preparo
O preparo da mistura depende de cada um. Pois dependendo da mistura é o tom que sairá.
Cada pessoa tem sua receitinha pessoal. Vou deixar a minha aqui, porém ela é bem simples e não adicionei mais nada como (açafrão e colorau). E meu cabelo estava descolorido em um tom 8.33.
  • 300 ml Vinagre de maça (base ácida)
  • 200 ml Água morna (se morna, ela facilita na diluição)
  • 100 g Henna em pó
Após fazer a mistura, eu tampei com o plástico filme e deixei em um tempo de descanso de 12 horas.
Quantidade: Essas medidas para o comprimento meu cabelo (até do cotovelo) quase faltou. Por um milagre deu!
Ps: Não se assuste com a cor da mistura, essa não será a cor final.

1. Tempo de espera com o produto| 2. Resultado inicial (sem oxidação)

Aplicação
A aplicação é bem chata, pois ela não é como uma tinta que desliza e se espalha no cabelo que é uma maravilha. É terrosa e é um sofrimento para espalhar uniformemente pelos fios que parecem ficar meios asperos durante a aplicação por conta do produto parecer um barro.
Como a Henna mancha há uma técnica de se passar (que aprendi com uma indiana - link do vídeo AQUI) que super facilita a melequeira. Sem contar que você pode tomar todo o cuidado do mundo para evitar pintar seu banheiro todo, mas já lhe aviso que será tudo em vão! haha Ela espirra que é uma beleza. Eu sou super cuidadosa com isso e mesmo assim tive que lavar o banheiro depois de pintar o cabelo.
Após aplica o produto no cabelo, você precisa esperar um tempo de mais ou menos 3 horas (isso depende muito do tom que você deseja, pois quanto mais tempo ficar mais intensa e forte fica a cor).
E envolver o cabelo em plástico estilo filme (aquele que usamos na cozinha para cobrir os alimentos). Para assim o cabelo manter a temperatura e agi melhor. 
Após isso, hora de tirar o barro da cabeça! É preciso se lavar com MUITA água para tirar o produto, pois ele seca como lama mesmo. Eu não passei shampoo quando lavei pois fiquei com receio (sabe lá Deus do que!), mas passei condicionador para poder amaciar o barrão!

Resultado
O seu resultado ficou um laranja radioativo (hahaha), não se preocupe! É assim mesmo! Se você procura um com mais médio (assim como o meu) para o clarinho é super normal nos primeiros dias ficar super radioativa a cor. Pois a Henna depois de estar no cabelo ela oxida. Ou seja, acontece uma reação química (natural e normal, não se assuste :P) que oxida a coloração, o que pode demorar uns 3 a 4 dias para acontecer. Isso interfere na cor? Sim! Pois quando a oxidação acontece o tom tende a ficar mais fechado (mais escuro) e menos radioativo. Perdendo saturação de cor.

1. Resultado no sol| 2. Resultado com luz solar (não direto no cabelo)| 3. Resultado com luz ambiente
Ps: As fotografias não capituraram tão bem o tom real. Pois ele aida está um cobre intenso... 
Minha opnião final
Como disse acima, a Henna não desbota. E isso foi MARAVILHOSO. Pois estou a quase 2 meses sem pintar (nem retocar a raiz, que já está imensa) e fiz progressiva depois e a cor continua a mesma.
Porém não sei se passaria de novo. Pois sou uma pessoa que é muito levada pela praticidade das coisas e a aplicação foi muito chata, bagunceira e muito demorada mesmo - que até meus braços doiam - e isso me desaminou muito.
Na hora de tirar do meu cabelo também foi infernal! Não sei é era porque meu cabelo já estava poroso demais da descoloração ou sei lá, mas foi horrível de tirar e ainda sim não consegui tirar tudo em uma lavada só. Continuou saindo a tinta durando umas 3 lavadas e ficou casquinhas de barro no meu couro cabeludo o que me dava uns tiques.
O cheiro também não ajudou, os meu amigos que moram comigo queriam me matar, pois a casa ficou cheirando vinagre com Henna hahahaha.
E o fato de ter ficado radiativo não me agradou também, pois não poderia ficar em casa sem ver o mundo durante o tempo da oxidação... tive que sair na rua, trabalhar e tal e fiquei com vergonha do radioativo, principalmente quando batia o sol que eu parecia uma estrela brilhando. Depois que oxidou eu AMEI o resultado mas até lá...
E não senti meu cabelo hidratar como as meninas que usam diz sentir. Mas isso também pode ser pois meu cabelo estava já um bagacinho :P
Então acho que não vou retocar com Henna, que passarei tintar nesse próximo retoque.
Mas foi uma experiência que valeu a pena. E adorei a cor que ficou, mas por questões de "nível de trabalho" que deu em todo o procedimento, acho que opto pela praticidade da tinta. 

Abaixo deixo um link de um grupo do Facebook que é sobre isso e que as meninas trocam experiências e informações sobre:


2 comentários:

  1. Há muito tempo, quando quis ser ruiva, eu admirava pra caramba a Nicole Kidman, em Da Magia à Sedução! Aquela cor... <3 E aquele filme marcou minha vida! Adorei a cor, beijão! ^^
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é. Aquele filme é um dos meus preferidos, assisti quando criança e ele tbm me marcou e me ajudou - por estranho que pareça - descobrir coisas que realmente gosto e minha essência. E o cabelo dela era meu desejo platônico....

      Beijão!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...