quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Cabelos Pretos - Coloração e Cuidados

Cabelos pretos... Quem não acha lindo? Há alguns anos atrás tive o cabelo preto, preto azulado - e toda cor que vocês pode imaginar... Literalmente. E sei que os pretos são muito procurados, principalmente pelo pessoal do rock ;D
Então vou dar algumas dicas sobre como manter seus cabelos (pretos pintado) bonitos por mais tempo e falar um pouco sobre a coloração pois sei que tem gente que tem algumas dúvidas sobre. As dicas que dou aqui são coisas que estudei sobre e que aprendi com a experiência de pintar o cabelo, no qual tive durante 11 anos. 

Os cabelos pretos são lindos quando estão brilhantes e saudáveis. E todos já ouviram sobre "a tintura preta no cabelo é um inferno de tirar depois...", mas não se enganem, ela pode ser dificil de sair mas isso não significa que ela não desbote e não precise de manutenção. 

 Então vamos do início: A Tintura.
Não sei se todos sabem mas a cor da tintura não é definida pelo seu nome, e sim ela sua numeração. O nome que vem na caixinha é apenas um nome fantasia (um truque de marketing para encantar os clientes com o produto) e que muda de marca para marca. O que realmente conta é a numeração. 
A numeração é universal para qualquer marca e define qual é a cor principal e a cor de reflexo.
Mas me aprofundo nisso em outro post, vamos direto a cor preta. A cor de coloração preta é 1 e 2.
Sendo 1 - Preto Profundo (pigmentação preto realçada) e 2 - Preto natural.
Então as tinturas pretas são iniciadas com 1 ou 2. O segundo ou até terceiro número depois desses representam o reflexo que a cor - preta no caso - terá.
Ex: 2.8 = Preto natural azulado 
Essa é a numeração referente aos reflexos (numeração secundária)
- Cinza – 1
- Irisado ou Mate – 2
- Dourado – 3
- Acobreado – 4
- Acaju – 5
- Vermelho – 6
- Marrom ou chocolate – 7
- Azul - 8
- Verde/Mate (ou Violeta em algumas marcas) – 9
Preto Profundo (provavelmente com reflexo azulado) - 1.8

Tintura Permanente e Tonalizante

A tintura permanente como já diz o nome é permanente - dãrr. E leva em sua composição amônia e água oxigenada. A água oxig. sempre será de volume baixo (geralmente 20 vol.), pois como a tintura preta é para escurecer os cabelos, a água oxig. não precisa ter força para abrir a cutícula do cabelo para clarear, então uma baixa porcentagem de oxig. na água é suficiente.

O tonalizante por sua vez é uma tinta temporária. Ou seja, sai do cabelo depois de um certo número de lavagens. Muitas marcas hoje em dia não levam amônia e algumas já até subistituiram a água oxig. também, o que ajuda a manter o cabelo mais saudável sem danificar tanto. Porém lembrem que o preto "é um inferno de sair" e mesmo no tonalizante pode ficar por mais tempo a pigmentação escura nos fios.





Manutenção da Cor
O preto desbota sim. E merece cuidados para manter o brilho.
O preto azulado demora mais para chegar em um tom marrom desbotado, pois primeiro ele passa do azulado para o preto tradicional e depois para um avermelhado feio. O preto natural quando desbota fica um tom de marrom avermelhado. O tempo que cada cor leva para desbota dependerá muito da frequência de lavagens e do cuidado.
A melhor opção para reavivar a cor é dar um banho de brilho. Esse banho de brilho pode ser com tonalizante mesmo, da cor preta que seu tinha sido pintado, pois ele não danificará seu cabelo (tanto quanto uma tinta permanente) e retomará a cor e o brilho preto.

Dicas de Cuidados Diários
  • Não lavar os cabelos com água muito quente. Pois ela abre as cutículas dos cabelos, fazendo assim a tinta perder rápido seu pigmento bonito e desbotado os cabelos com muito mais facilidade.
  • Procure usar produtos (cremes, shampoos e outros) próprios para cabelos pretos. Pois eles contém agentes que ajudam o preto a se manter preto (na medida do possível - claro).
  • Dê um banho de hidratação sempre que possível em seus cabelos. Pois apesar dos cabelos pretos apresentarem visualmente menos os danos dos fios (diferente dos loiros que aparentam mais), eles ainda são vivos e precisam de cuidados como qualquer outros.
  • Se você faz progressiva, pinte depois do alisamento. Pois quando a cabelereira lava os cabelos para prepará-los para o alisamento, o shampoo anti-resíduos abre as cutículas e desbota mais o cabelo. 
  • Evite no máximo lavar os cabelos com shampoos anti-resíduos. Pelo mesmo motivo citado acima.
  • No banho, evite passar a 2º vez o shampoo no cabelo (lavar 2º vezes no mesmo banho). Pois a primeira vez já é sufuciente para lavar os fios e a segunda pode acabar por tirar a oleosidade natural e saudável dos fios os deixando mais vulneráveis ao tempo, quebradiços e tal. Lava 2 vezes só se for realmente necessário.
  • Antes de sair no sol passa termo-protetor. Pois o sol queima mesmo os cabelos pretos e isso pode alterar na cor deixando-os meio avermelhados e tirando o brilho de um preto vivo.
Minha Experiência com Cabelos Pretos 

Como já disse, já tive cabelo de todas as cores. Minha madrasta até dizia "Um dia vou chegar em casa e encontra um jacaré no lugar da minha filha!", de tão "mutável" que eu era. E o preto foi uma das cores que muitos diziam ficar muito bem em mim, pois me deixava com uma pele mais branquinha e que combinava.
Quando pintei de preto pela primeira vez, optei logo pelo preto azulado. Yeahh fucked rock! hahaha
Porém meu cabelo estava mais claro antes de pintar, e com isso a tinta pigmentou bem e ficou super forte o azulado do preto. As meninas da escola quando viram até disseram que achavam que eu tinha pintado o cabelo de azul. Durou um bom tempo até desbotar e ficar aquele marrom avermelhado. Já o preto clássico, ficou desbotado mais rápido.
Confesso que quando quis tirar o preto, foi um inferno! Ele não saia de jeito nenhum e tive que descolorir muitooo (e ferrar muito com a saúde do meu cabelo) para tirar o petrão. Foi difícil.
Mas mesmo com o cabelo bagaçado quando eu pintava de preto de novo, a cor disfarçava bem o estragado do meu cabelo e parecia mais saudável.

Marcas
Sobre marcas de tintas, eu já usei várias. E as que gostei bastante foram; Koleston, e das linhas profissionais: Majirel (da Lóreal) e Evolution (da Alfaparf). Porém as profissionais não vem em caixinhas com modelos na capa nem nomes fantasias. Elas vêm com a númeração de cor apenas, por isso se for escolher a linha profissional é melhor já saber da numeração da cor desejada.

Bom pessoal, é isso. Espero que vocês tenham gostado, tenha ajudado com alguma dúvida de vocês e até inspirado para aquelas que estavam precisando de algumas referências.
Se vocês tiverem mais dicas e ideias para acrescentarem sobre cabelos pretos, deixem nos comentários e eu ficarei muito feliz em ler-los :)

Ah e não se esqueçam de curtirem nossa página para sermos uma grande e louca família feliz! Yeah


5 comentários:

  1. Meu cabelo natureza é tão preto, que nem preciso pintar pra que ele fique. AUHSAUHS
    Mas mesmo assim, até os 17 eu pintava, porque queria preto escuridão dark trev0za4Aaa! UAHSUAHS
    Usava a Koleston também! É uma boa marca!
    Vale lembrar que tem tinta fantasia dessa cor também, pra quem quer manter preto, dá pra fazer uns banhos de brilho semanalmente com elas.

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha Gostei do "preto escuridão dark trev0za4Aaa"!
      Gostava do resultado da Koleston tbm.
      Sobre a tinta fantasia é uma boa dica! Obrigada por citar sobre ela :D

      Excluir
  2. Oi e a primeira vez que entro no seu blog gostei bastante ,meu cabelo era preto natural só que eu fiz luzes nele ai eu não gostei e pintei de rosa (só a metade do cabelo ) e agora estou pintando de preto para ver se recupero a cor natural dele ,o meu cabelo está caindo bastante por causa da tintura vc tem algum conselho sobre isso ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! fico feliz que tenha gostado ^^! Thanks
      Bom cada cabelo é um caso, porém pelo que você citou acima, eu no seu lugar, compraria pipetas de queratina (que é o nutriente que o cabelo acaba por perder um pouco com tinturas e descoloração) onde vc pode acrescentar no shampoo ou até por diretamente no cabelo, tem tbm dessas pipetas para queda, banho com vitaminas e hidratação - as pipetas normalmente tem em lojas de cosméticos e são baratinhas. Porém há algumas coisas que vc pode passar também que ajuda bastante a fortelecer os cabelos ajudando eles a recuperarem sua força: Óleo de cocô (muito bom), óleo de argan e babosa (Aloe Vera).
      Mas vc terá que ter em mente que esse processo de recuperação é um pouco demorado infelismente, pois o cabelo já está bem fraco. Ah água fria tbm ajuda, pois ajuda a manter as cuticulas do cabelo mais fechadas, o que ajuda muito ele a manter os nutrientes por mais tempo nele.
      Mas eu te entendo bem! Já passei por isso, várias vezes... Espero ter ajudado!
      Beijinhos :)

      Excluir
    2. Ah outra coisa que vc pode fazer é ao pintar de novo de preto usar tinta sem amônia... O que ajuda a não danificar.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...