domingo, 25 de novembro de 2018

Loiro Rock n' Roll - Cabelos Loiros no Estilo Dark


O maldito loiro! Hahaha Quem nunca quis ter as madeixas loiras e sofreu para conseguir o tom tão desejado? É quase um desafio do inferno. Mas o loiro não é apenas para patricinhas e barbies - como muitos pensam, e não são nada burras! - as garotas do rock e do mundo underground também podem aproveitar dessa coloração e com muito, mais muito estilo!
Eu já tive MUITO o cabelo loiro e amava, foram anos de cabeleira loira. E com isso aprendi muito sobre colorimetria no cabelo e seus cuidados especiais. Então nesse post vou falar um pouco sobre suas tonalidades e alguns truques e dicas para quem é loira ou quer se tornar. 

Bruxas, Nan, Madison e Zoe (American Horror Story - Coven)
Primeiramente vamos falar dos tons! No universo nos loiros existem vários (imensos) tons. Não conseguirei falar de um por um, então colocarei aqui os tons que uma forma mais generalizada.
O loiro pode ir desde o escuro ao claríssimo. Porém não é só isso que que tem que escolher ao ser tornar loira, temos que escolher a cor de reflexo/nuances também, que pode ser: Acinzentado, mate, dourado, cobre, ou sem reflexo - natural. 

Como saber qual é o reflexo/nuances do loiro da tinta que vou comprar? Primeiramente NUNCA (repito, NUNCA, mas NUNCA) escolha a cor do loiro pela modelo da embalagem da tinta ou pela tabela de cor ao lado da caixa!!! Pois aqui é photoshop e não é o resultado da tinta no cabelo da modelo, sou Designer Gráfico e sei muito bem do que estou falando, pois a cor da caixa é alteração digital e não cabelo real - sem contar que ao passar pela impressão a caixa de embalagem, os tons são alterados mesmo que minimamente. Escolhe SEMPRE pela numeração que vem acima. Que é o que tentarei ensinar vocês nesse post: Como ler e saber qual é a numeração da tinta.

A cor base da tintura é representada pelo 1º número, o reflexo/nuances é representado pelo 2º número e o terceiro número (que pode haver em algumas tinturas) será uma nuance secundária, com menos porcentagem que a 1º nuance. 

Ex: Uma tintura com a numeração 6.34
6 - Loiro Escuro, 3 - Dourado e o 4 - Cobre. Ou seja a tintura com essa numeração seria um loiro escuro dourado (que dá um tom mais amarelado) acobreado (o que dá um leve cobre no dourado... mas com dominância no dourado). Simples né?! E assim funciona com todas as cores e seus tons.

Lembrando sempre que o tom do nuance é um reflexo de cor que se mistura com o tom base. Então por ex: o nuance de cor 1 - Azul/acinzentado, não fará seu loiro ficar azul! Ele irá fornecer tons para o loiro ter uma coloração mais acinzentada e não amarelada como seria com o nuance Dourado. Mas podem influenciar bastante no tom de loiro.

A tabela abaixo tem as cores e a nueração equivalente a cor:


Vamos aos tipos de loiros:

Madison (American Horror Story - Coven) e Taylor Momsen (Vocalista The Pretty Reckeless)
Loiro Dourado
O loiro dourado tem uma pegada mais amarelada, e como todos os loiros pode ir de escuro e claríssimo. Ele tem a numeração de nuance 0.3.

Avril Lavgine
Loiro Acinzentado
O loiro acinzentado tem uma pegada mais cinza/azul de fundo. Quanto mais escuro ele for mais cinza fica o cabelo. Dependendo da pessoa ele pode dar um ar envelhecido. E é o oposto (em questão de colorimetria) do loiro dourado. Sua numeração de nuance é 0.1 ou 0.2.

Taylor Momsen (Vocalista The Pretty Reckeless) e  Lita Ford (Vocalista e guitarrista)
Loiro Claro/Claríssimo
O loiro claríssimo e o loiro claro, é um tom muito procurado pelas mulheres. Se não for o mais!
E claro é o mais dificil que se conseguir, pois dependendo do seu tom de cabelo é necessário a descoloração prévia. Porém nesse loiro ele pode ter a opção de várias nuances, já que é apenas um tom de loiro super claro, mas ainda sim o reflexo pode variar.

Taylor Momsen (Vocalista The Pretty Reckeless)
Loiro Platinado
O loiro platinado, aquele loiro pecado que é infernal para conseguir. haha É basicamente o loiro "branco" ou "prata", seria em outras palavras o cabelo sem coloração, sempre feito com descoloração e em alguns casos pode haver usor de tinta para equilibrar os tons amarelados que podem ocorrer com o descolorante. Porém o loiro platinado como dito, é o loiro que é da cor prata, ou seja, sempre será com nuances para o tom prateado/azulado/violeta que anula os tons amarelados que podem ficar no cabelo. E um dos melhores tratamentos de cores para o loiro platinado, é com banhos de creme e produtos com cores violetas. Não seu cabelo não ficará roxo se você souber usar, na verdade o roxo irá impedir que o platinado fique amarelado com o decorrer no tempo.
Porém é uma das cores - ou melhor, não cor - que danifica mais o cabelo e necessita muitos cuidados!

Como usar as cores opostas ao seu favor

As cores opostas, ou também conhecidas por cores complementares, podem ajudar a você alcançar o loiro desejado. Pois na colorimetria do cabelo, usamos as cores complementares para anular um tons indesejado do cabelo trazendo-o para a tabela dos neutros.

Como assim? Vou explicar! Um exemplo comum; Pintou o cabelo que ele ficou amarelo ovo. Dai usaria a cor oposta ao amarelo para anular esse tom trazendo para o neutro; que seria uma tintura com nuances ou tonalidades azuladas (cinza), tal 0.1. Ou o loiro ficou amarelo bandeira? Se usa o violeta para anular o tom amarelo; violeta 0.2
Outro exemplo, ficou com um cabelo loiro avermelhado (não era a intensão), então se usaria uma tinta com base ou nuances em Mate (0.8). E por ai vai...

Abaixo deixo a tabela com as cores e suas complementares (que são as cores a frente - linha reta - da cor em questão).




Dicas de cuidados para um loiro bonito

Taylor Momsen (Vocalista The Pretty Reckeless)
Bom, para um loiro bonito e não desbotado e espigaçado, é necessário cuidados. E claro, pelo tom loiro deixar o cabelo mais fino e as cuticúlas mais abertas, isso causa danos e quebras mais fáceis nos fios sem contar que os tons loiros por serem claros e atrairem a luz, aparenta muito mais os danos do que os cabelos de tons escuros.
Então cá vai algumas dicas para os cuidados:
  • Evite banhos muito quentes no cabelo: a água quente abre as cuticúlas do fio, fazendo assim o cabelo perder mais nutrientes e a tintura sair mais rápido, deixando seu loiro desbotado.
  • Use tinturas de qualidade: Sim isso faz diferença e eu digo por experiência própria. Pois tintura de boa qualidade contém substancias "menos" nocivas do que as mais baratas que vão super danificar e nem vão chegar no loiro desejado.
  • Dê pausa entre uma coloração e outra: pois assim seu cabelo tem tempo para se recuperar da agressão mas recente.
  • De banho de brilho com tonalizantes do seu tom de loiro: o banho de brilho não vai água oxigênada e nem pinta o cabelo, mas ele ajuda a recuperar o brilho e a vida do loiro que vai se perdendo com as lavagens e tempo. Até você fazer a próxima coloração.
  • Para cabelos muito claros (acizentado/prateados) ou platinados: Dê banho e use produtos com tonalidades violeta. Pois isso ajuda a manter o amarelado longe. Um truque baratinho é com violeta gerenciana (comprado em farmácias). Umas gotinhas em um creme branco, dá uma coloração violeta para o produto, assim fazendo esse feito (cuidado! Não exagere na violeta gerenciana, pois ela colore de violeta tbm... vai de gotinha por gotinha. Não se impolgue! haha)
  • Faça uma hidratação ou use vitaminas pelo menos uma vez por semana.
  • Evite a exposição direta com o sol, sem um termo protetor.
  • Evite piscinas com muito cloro - sim, a história do "fui na piscina e meu cabelo ficou verde" é real, isso porquê uma substância encontrada na composição do cloro tem reação em uma substância encontrada na tintura, fazendo o loiro ficer verde. Especialmente se for um loiro dourado. Isso aconteceu com minha mãe! haha Mas se isso acontecer, lave bem o cabelo para tirar TODO o claro e use a tabela acima de tons complementares para comprar uma tintura que irá neutralizar esse verde piscina! 
  • Evite banhos de mar no cabelo: pois o sal super desidrata o cabelo e com os cabelos loiros que já são mas fios isso pode levar a uma rompitura dos fios.
  • Use e abuse das ampolas de keratinas: a keratina é uma parte importante da estrutura dos nossos fios e com muita química isso se perde, e para um cabelo saudável é necessário repor essa substância.
  • Banhos de hidratação com óleo de coco, mel e óleo de argãn: Esses três ingredientes são MARAVILHOSOS na hidratação dos cabelos (eu uso sempre e sempre fazem maravilhas, e amigas minhas tbm notam resultados). Não precisam ser usados todos juntos, mas você pode variar colocando alguns deles junto ao seu creme de costume e ir revesando. É muito bom e natural ;)
  • Secados frio: Usar o ar frio do secados (especialmente depois de usar o secados quente) ajuda muito a fechar as cuticúlas abertas pelo calor.
A suprema bitch! (American Horror Story - Coven)
Bom pessoal, essas foram as dicas e um pouco do meu conhecimento em coloração para cabelos loiros que tinha para compartilhar com vocês. Espero que gostem e que isso ajude a vocês nessa jornada capilar!

Comentam abaixo se já tiveram a experiência no universo das madeixas loiras e se tem algum dica a acrescentar! Vai que eu volte um dia para o loiro... posso talvez precisar! haha

Não se esqueçam de curtirem nossa fãpage: Like a Halloween

Beijos trevosos
🦇 🎃

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...